Bem vindo ao Apostolado Beata Imelda e Eucaristia!

A nossa intenção é a de divulgar a história da Bem-Aventurada Imelda Lambertini, dominicana, que faleceu aos 11 anos de idade logo após a sua Primeira Comunhão. O conteúdo do blog se restringirá apenas à meditações sobre a vida e exemplo da Beata Imelda Lambertini e também a postagens de textos e escritos dos mais diversos santos que tenham registrado documentos à respeito da Santa Missa e da Santíssima Eucaristia.

"Não sei como as pessoas não morrem de alegria ao receberem Nosso Senhor na Eucaristia!" (Beata Imelda Lambertini).

domingo, 15 de junho de 2014

Profanadores do Santíssimo castigados (ano de 362)


Optato de Milevi


Cartago, África.

A Justiça de Deus nem sempre castiga o homem no mesmo momento em que comete um crime, mas muitas vezes a infinita Misericórdia parece sair ao seu encontro para desarmar e deter, ao menos por algum tempo, seu braço erguido, a fim de que o delinquente se arrependa de sua culpa, consiga o perdão e se salve.

Não obstante, para tirar do coração humano a temerária confiança na bondade de Deus e fazer com que sempre deteste o pecado, registram os documentos da história inúmeros casos de terríveis castigos justamente merecidos por crimes nefandos.

Santo Optato, Bispo de Mileva na Numídia, relata que em Cartago, quando começou o cisma dos donatistas, movidos estes pelo ódio que professavam à Igreja Católica, cometeram muitos desmandos, ferindo os sentimentos religiosos dos que se mantinham fiéis aos ensinamentos e às doutrinas da verdadeira Igreja de Cristo.

Chegou a tal extremo as perfídia dos hereges, que se uniram a uma chusma de gente disposta ao crime, e formando um grupo numeroso com horrível desenfreio se entregaram à pilhagem, saqueando quantas igrejas podiam, com grande sentimento da população.

Numa das igrejas, tiveram a ousadia de profanar e roubar os Vasos Sagrados, e não sabendo o que fazer com as Hóstias consagradas que neles continham, as lançaram com diabólico cinismo aos cães da rua paras que as comessem. Mas - justo castigo de Deus! - no mesmo instante os cães se tornaram raivosos e com espantoso furor se lançaram contra os iníquos profanadores e os despedaçam, vingando desta forma a injúria feita ao Santíssimo Sacramento.



(Santo Optato, Cisma dos Donatistas - Baronius, Annales Ecclesiastici, tomo 4, p.101)